Princesa dos pampas: vestidos de prenda

EDIT: Usei o draft pra colocar um marcador e o post pulou pra cima, ficou como sendo do dia 22, mas é do dia 17 (acho)
Como estamos na Semana Farroupilha e eu acho liiindo quem cultiva as tradições, vive com um mate na mão, churrasquinho, anda pilchado por aí, etc… Eu não ando vestida de prenda, mas fiz meu sarau no CTG, como mandam as tradições e sei dançar todas (pelo menos a maioria) as danças tradicionais (frequentei por 2 anos o CTG).


O que mais me encanta na indumentária gaúcha são os vestidos de prenda, então vou mostrar um pouquinho pra vocês, principalmente para as que não são gaúchas e não conhecem…

Eu de prendinha no meu sarau (vestido que eu mesma desenhei)
eu de prendinha

O vestido pode ser inteiro, ou saia e blusa, com ou sem casaquinho, para as mais velhas. A saia pode ser godê, meio-godê, em panos, bados ou evasê, pode apresentar cortes na cintura, cadeirão ou corte princesa e o comprimento da saia deve alcançar o peito do pé.
Os tecidos variam de acordo com as estações, podendo ser lisos ou com estampas florais miúdas, xadrezinho, com riscas discretas, de bolinhas, etc. Não são permitidos tecidos transparentes sem forro e nem brilhantes. Não é aconselhável o uso do preto, que remete ao luto, e a cor branca é reservada para o uso das noivas e debutantes. Não devem ser usadas também combinações com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.
O vestido da prenda geralmente não é decotado; porém, é admitido um leve decote, com ou sem gola, sem expor os ombros e o seio.


Vestido de prenda à venda no Brechó da Mel:
Vestido1Talita 082A Rosane do blog Vestido de Prenda faz bordados para vestidos de invernadas:
FOTO L ro 124
Lindos vestidos do site Gaúcho e Prenda
16_08_2010_016 SITE_051 16_08_2010_002SITE_024
Tri parecido com o meu!!!
SITE_12_016 SITE_044SITE_041 SITE_034 SITE_12_008
O que acharam meninas? Lindos né?
Muitas gauchinhas na blogosfera?
Postado por: Priscila Knechtel
Encantômetro 

65 comentário(s):

15 de setembro de 2010 09:51

Nossa eu sou apaixonada pela cultura Gaúcha, estive em Gramado e pude conhecer um pouco das tradições locais, muito bacana mesmo!
Adorei o seu blog, sou de Vitória no ES, vo passar sempre por aqui!
bjs

--
Ca Coelho
www.meumundinhoimportado.blogspot.com
(27) 9242-2452

15 de setembro de 2010 09:52

Amei os vestidos, sou gaucha de Uruguaiana e a semana farroupilha ta bombando aqui.
BJusss

15 de setembro de 2010 10:04

Amei!!! *______* amo mvestido de Epoca (estilo medieval essas coisas lindas de Deus *_*)

Mas Pri... eu sou índia... e não entendi o "prenda" >_>" o que seria o Prenda? Explica pra ieu? :3~

BEijinhus

Su.

Ps: India do Amazonas XD :3~

15 de setembro de 2010 10:23

Bah eu amo o povo gaucho e suas tradicoes!!! muito fofos os vestidos!

15 de setembro de 2010 10:23

Nossa... EU simplismente AMO usa vestidos de prensa... Mesmo morando no interior do Paraná, temos o habito de CTG'S e baile gauchos, saindo os encontrinhos que fazemos, as cavalgadas entre outros...

Usa esse tipo de vestimenta, dá um prazer, um sentimento de beleza n sei explicar... Simplismente amo

15 de setembro de 2010 10:35

Oie!!! ^.^
Adorei conhecer um pouco mais da cultura gaúcha!
Os vestidos são lindossss!
=)
Beijinhos!
Alê

15 de setembro de 2010 10:57

*-*

sem comentários pros vestidos mto lindos...
vontade de ir pra balada com eles
*-*

15 de setembro de 2010 10:58

Eu acho uma fofurinha, Pri!
Aqui em Brasília tem Expo Tchê todo ano, e eu vou sempre! Acho mto legal a tradição gaúcha!
O mais engraçado que meu pai comprou todos os apetrechos de chimarrão.. pra deixar de enfeite! kkkkkkkk ngm aki sabe como é, dã!! ahahua =P
Bjinhoo e ta linda de prendinha! :***

Prit

15 de setembro de 2010 10:59

Acho lindos esses vestidos! Posso confessar algo? Queria viver na época em que as mulheres os usavam com lindos chapéis! Acho maravilhoso!

Beijos
http://estiloemcapitulos.blogspot.com

15 de setembro de 2010 11:37

Amo roupas que expressão o regionalismo brasileiro e essas estao linda! bjsssssss

15 de setembro de 2010 11:48

Muito legal seu post Pri, mostrando um pouco da nossa cultura. Eu acho bem lindo isso também, os vestidos e as danças (: Eu não sabia que você era daqui...

15 de setembro de 2010 11:52

Cultura, tradição.. sempre bom conhecer..muito bacana!! =D

15 de setembro de 2010 11:56

Que liiiiiindos. Eu quero todos pra coleção. Kkkk

www.deliriosdeconsumista.blogspot.com

15 de setembro de 2010 12:03

Amava a semana Farroupilha qdo era criança, pra ir à escola de vestido de prenda... coisa mais linda!! Me deu uma saudade agora..

15 de setembro de 2010 13:03

Que interessante você ter comentado da cultura de vocês. Acho que o pessoal do Sul preserva bastante isso né? Aqui em Brasília não tem nada disso, temos só um emaranhado de todas as culturas. Amei as roupas! :)

http://thaizissima.blogspot.com

Ana
15 de setembro de 2010 13:08

Eu sou Gaúcha, De Venâncio Aires,
Danço e frequento o Ctg Erva Mate,
Nosso vestido da Invernada
é Amarelo, rs
mais é muito bonito,
essas prendas de vestido rosa são do ctg do meu Instrutor, os lanceiros.
Que legal que tu também ja foi uma prenda . . .
Beijos

15 de setembro de 2010 14:45

EU ADORO O SEU BLOG! CHEIO DE DICAS NOVIDADES
DESCULPE MINHA AUSÊNCIA ESSES DIAS MAIS ESTOU DE VOLTA A TODO VAPOR! VOCÊ JÁ VOTOU NA ENQUETE?
ESTOU PIOR QUE POLÍTICO NÃO É? MAIS E PARA SABER REALMENTE A OPINIÃO DE CADA LEITORA!
DÁ UMA CONFERIDA :

http://blondinsecrets.blogspot.com/

BEIJOS LINDA

15 de setembro de 2010 14:47

Que lindos...muito bom mesmo cultivar nossas tradições...adorei! Bjs!

15 de setembro de 2010 14:54

nossa q gracinhaaaaaaaa
adoroo
super princesas
;)
bj

15 de setembro de 2010 16:09

OIII não conhecia essa tradição que legal e bonita......pena q aki em SP não tem rsrsrs
bjs

www.mdemulhermoca.blogspot.com

15 de setembro de 2010 16:24

oiee,
sou de porto alegre, mas não sou ligada a estas culturas daqui, era mais quando era criança.
Que vestidos lindos *----*
adorei todos!
boa semana
;*

15 de setembro de 2010 16:36

Mt fofos *-*
Adorei, beijinhos!

15 de setembro de 2010 16:54

Ai gente, que coisa mais linda você de prendinha!!!
Adoro a cultura gaucha, acho lindo o sotaque, rs.
Queria ser gaucha só pra usar esses vestidos, rsrsrsr. Deve ser muito divertido.
Beijos!

15 de setembro de 2010 17:38

Oi Pri,
Eu não sabia que vc era do Rio Grande!
Outra coisa que tb não sabia é que os vestidos de prenda eram tão bonitos. Para mim era mais um vestidinho de festa junina. Vendo o que vc postou, me caiu o queixo.
Bjkas e uma ótima quarta-feira para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

15 de setembro de 2010 17:57

O Brasil tem muita coisa diferente, várias culturas e constumes, achei o post muito bacana!

Tem post novo no meu blog, dá uma passadinha lá?!

Beijos Gabi Falci
http://blog.beautyinfocus.com.br/

15 de setembro de 2010 19:31

Tenho um irmão que mora em Canoas-RS, já fui visita-lo algumas vezes e fiquei encantada por Porto Alegre.
A cultura, as pessoas, a comida tudo é maravilhosooooooooo, adoroooo :)
Bjos!!!

15 de setembro de 2010 21:34

Foi você que desenhou? Que lindo que ficou! :) Não conhecia essa cultura gaúcha. Muito legal ficar sabendo :)

www.batomnosdentes.blogspot.com
Beijocas, Maria Luiza

15 de setembro de 2010 22:37

Lindona, obrigada pela visita ao meu blog e volte sempre.
beijos :*

http://lamodde.blogspot.com

15 de setembro de 2010 22:49

Sou mineira e nem sabia dessas coisas rs.
Nossa, aqui não tem nada dessas coisas legais :(
gente o sul é outro país não é possível: só gente bonita e coisa legal
Vou mudar pra lá. haha
beijo, sua linda!
Depois passa lá!
http://jeansandjacket.blogspot.com/

16 de setembro de 2010 03:04

Oi, respodendo seu comentário: TTYL e o FYI são holográficos.R$60 com envio PAC, posso reservar para voce caso não queiras para hoje.
Acho que o pessoal da capital precisa visitar as costureiras dai, pois os vestidos que vi nas vitrines por aqui não chegam nem perto, adorei o azul com as flores em estilo de pintura Bauer.
E o laranja está muito bem trabalhado nos apliques e amei a gola.
Alias todos lindos, toda a vez que eu penso em ir no acampamento Farroupilha no Parque do Harmonia chove, sou nojenta e não gosto de me embarrar (Patricinha mode ON-hahaha) acabo não indo.
Bjo.

Lu
16 de setembro de 2010 05:47

Pri, to com um selinho pra vc no blog!
Adoro essas tradicoes.. lindas!
Beijocas

16 de setembro de 2010 08:19

nossa.... que coisa mais linda... são verdadeiros vestidos de princesa !!!

e o que você desenhou é especialmente lindo, azul... o máximo !!!

parabéns !!!

adoramos seu blog !!!

ah...
Somos irmãs, diferentes, mas com uma coisa em comum : queremos dividir nossos mimos, dicas, segredinhos, fotos, a gente por dentro e por fora !

E vai ficar muito mais legal se você vier conosco !

hug,

Lulú & Sol

16 de setembro de 2010 17:17

Vestidos lindos! É sempre bom valorizar a cultura aqui do sul né?
Beijooos
http://garotaderosa-shocking.blogspot.com

Anônimo
17 de setembro de 2010 10:58

olá meninas , amei o blog de vcs , estao de parabéns , apesar de ser novavata nessa coisas de ser bloggeira.rsrsr. mas acho que mega interessante que a moda ele e sempre retrô, tanto modismo , quanto nas unhas , maquilagem e cortes de cabelos.E a cultura num todo e sempre legal distacar, como vcs fizerea com os vestidos das dançarias so sul.EU TB AMO GARIMPAR BRÉCHOS E INVERNTAR..NADA COMPARADO A VCS. bjinho

17 de setembro de 2010 11:02

MENIAS AMEI O BLOG DE VCS , ESPERO QUE TB SEJAM MINHAS SEGUIDIROAS.adoroooo garimpar em brechós, apaesar de estar em um pequena cidade de Minas Gerais, Araxa. Mas as vezes encontro coisas muit maneiras,amei os vestidos das gauchas , lindissimos , olha o quanto nosso pais e rico de cultura ,precisamos realmente divulgar sempre .PARABENS BJ

17 de setembro de 2010 12:07

Que legal ! Não conhecia isso !
Adorei os vestidos, deve ser uma festa e tanto
http://creusa-vaidosa.blogspot.com/

17 de setembro de 2010 13:17

Noosssa...qts vestidos diferentes! não sabia que era gauchinha...ihihihi
bjs♥

17 de setembro de 2010 13:18

Noosssa...qts vestidos diferentes! não sabia que era gauchinha...ihihihi
bjs♥

17 de setembro de 2010 20:38

Nossa! Não conhecia a tradição! Lindaaaaaa!

Adorei mesmo!
Beijos
Hellen

http://bonitete.blogspot.com

18 de setembro de 2010 15:58

Lindos! Amo conhecer mais da cultura de nosso país, não conhecia!

19 de setembro de 2010 12:07

Olá! Sou casada com um gaúcho e estou aprendendo a dançar o que é típico do sul! Por isso, desejo mandar confeccionar um vestido de prenda, bem tradicional e não sei quem poderia fazê-lo. Pode me sugerir um local? Ontem estavamos no CTG de minha cidade e vimos muitas coisas bonitas! Abraços.
Camila

22 de setembro de 2010 10:30

Teemmm! :)
Lindos os vestidos!!

Bjsss

22 de setembro de 2010 11:23

Você já tinha postado alguma coisa assim, né ?

Lindos os vestidos.
http://creusa-vaidosa.blogspot.com/

22 de setembro de 2010 16:32

Pri acho que a bolsa deve ser na mesma média de preço da bolsa "Carolina" R$219,00...
Obrigada pela dica, fiquei chocada com os preços das bolsas no Paraguai, quero ir pra lá tipo ontem, rs. Acho impossível não fazer a Becky Bloom num shopping desses, ai ai meus cartões, rs.
Beijos!

27 de outubro de 2010 15:44

Oii gurias.. tudo bem ?
Eu sou de Bagé, daqui do RS. Gostei muito do blog de vcs, pois ele relata de uma forma criativa e interessante a cultura do nosso estado, especialmente das prendas.
Gostaria de parabenizá-las por lembrar de um assunto tão interessante, a nossa cultura, pois são poucos que lembram realmente dela..
Ah, e como prenda tradicionalista acho que é sempre importante que eu faça a minha parte...
Vi acima um comentário de uma moça a "India do Amazonas", ela relatou não saber o significado de prenda...
"Prenda para ser mais breve é como os peões e estancieiros chamavam sua esposa, pois o significado desta palavra é 'jóia'." Por isso a prenda tem um significado tão importante e é geralmente um exemplo para a sociedade riograndense.
Obrigada, beeeijos


email: betajacinto@hotmail.com

25 de dezembro de 2010 02:40

olá, sou de maringa pr. adorei os vestidos e também adoro as musicas gauchas, gostaria muito de comprar, um trage gaucho,mas aqui não tem.bjos

29 de março de 2011 17:01

Oii, adorei os vestidos. Sou de Porto velho - ro , nao sou gaucha de sangue, meu pai é do sul, mais fui criada com a esta cultura. Adoro me vestir de prenda e estes vestidos estao lindos. Beijinhos.
www.rmorona.blogspot.com e o email é: gabriela@globalbrt.com.br

Victoria
11 de novembro de 2011 09:32

uma vez fiz uma apresentação no colégio e me vesti de prenda! Meu vestido não era tão delicado e trabalhado mas a sensação foi ótima!

Anônimo
14 de janeiro de 2012 00:08

ola!!danço em um ctg,conheço mto a cultura gaucha,achei mto interessante mas,com todas as regras do mtg alguns modelos saem um pouco do regulamento!!mas com certeza o trabalho e lindo!!!

9 de fevereiro de 2012 22:42

Meu orgulho , minha cultura, minhas virtudes... amo muito, e morro de saudades todos os dias... meu vestido esta guardado faz tempo pq o CTG daki de Natal infelizmente foi desativado por conta do local q esta com problemas mas a saudade é grande!!! Os vestidos estão LINDISSIMOS!

geanne
24 de abril de 2012 08:03

Ola gostaria de saber onde vende esses vestidos quero compra 30 vestidos
Qual tecido do vestido, o tafeta e bompra fazer o vestido.
Por favor meu mail geannepaula_@hotmail.com.

emanueli
5 de julho de 2012 08:23

bah tchê achei muito bueno os vestidos eu sou prenda e visito muito esse site pra procurar um modelo pra mim adorei gauchada beijos

Anônimo
5 de julho de 2012 20:21

Olá meu nome é Paula moro em Porto Velho, sou casada com gaúcho e frequento muito o CTG daqui. Gostaria de saber que tipo de tecido é melhor para se fazer um vestido ou saia, lembrando que aqui é muito calor... Desde já agradeço
bjinhs

Anônimo
5 de julho de 2012 20:22

Olá meu nome é Paula moro em Porto Velho, sou casada com gaúcho e frequento muito o CTG daqui. Gostaria de saber que tipo de tecido é melhor para se fazer um vestido ou saia, lembrando que aqui é muito calor... Desde já agradeço.
bjinhos
paulanonose@hotmail.com

Anônimo
14 de julho de 2012 15:41

muito lindos os vestidos, me apaixonei por eles quero todos pra mim!!!!

Anônimo
14 de julho de 2012 15:41

muito lindos os vestidos, me apaixonei por eles quero todos pra mim!!!!

28 de julho de 2012 18:53

Olá. Sou de Ajuricaba-RS e adorei todos os vestidos. Vou começar a dançar no CTG, e isso me deu muito mais ânimo. Modéstia a parte, amei demais. Visitem o meu blog também, onde faço posts de moda, receitinhas, beleza, looks e muito mais, é bem legal. www.meninamoderna2012.blogspot.com

Anônimo
1 de agosto de 2012 21:12

Amei os vestidos.sem palavr. sou gaucha danço em ctg e tbm prenda de faixa. Bjs

Anônimo
22 de agosto de 2012 23:56

oi, cada um mais lindo que o outro, vou até tirar uns modelitos, ora fazer pra minha neta, são lindissimos

2 de setembro de 2012 01:49

Oi
Encontrei seu BLOG pesquisando sobre prendas. Também fiz uma postagem no meu sobre as Prendas. Convido vc a dar uma espiadinha!
Abraços
www.santamariadesign.blogspot.com.br

Clarissa de SP
13 de outubro de 2012 16:15

Olá!
Não sou gaúcha, mas gosto muito do folclore do sul e estive lendo sobre o traje de prenda, e achei isso no Wikipedia:
"O vestido de prenda é um traje típico brasileiro, mais especificamente, a indumentária gauchesca feminina.

Pode ser um vestido inteiro para todas as prendas, ou saia e blusa, com ou sem casaquinho, para as prendas adultas e senhoras. A saia pode ser godê, meio-godê, em panos, em babados ou evasê; pode apresentar cortes na cintura, cadeirão ou corte-princesa, dependendo da idade e estrutura física da prenda, e com o comprimento da saia alcançando o peito do pé.

Os tecidos para a execução dos vestidos variam de acordo com as estações climáticas, podendo ser lisos ou com estampas florais miúdas, xadrezinho, com riscas discretas, de bolinhas etc. Não são permitidos tecidos transparentes sem forro e nem brilhantes, como lamê ou lurex. Não é aconselhável o uso do preto, que remete ao luto, e a cor branca é reservada para o uso das noivas e debutantes. Não devem ser usadas também combinações com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.

O vestido da prenda geralmente não é decotado; porém, é admitido um leve decote, com ou sem gola, sem expor os ombros e o seio. Pode apresentar enfeites com renda, aplicações, bordados, fitas, gregas, babadinhos, plissês, botõezinhos forrados, nervuras ou favos. As mangas podem ser compridas, três-quartos ou até o cotovelo; podem ser lisas ou levemente franzidas (mas nunca não bufantes), com ou sem aplicação, mas sem muito exagero.

Modernamente, a gaúcha tem trocado o vestido de prenda pelo chiripá."

Mas, na verdade, o chiripá só é usado pelos homens.
Um abraço

giselle
22 de agosto de 2013 18:38

Ola, adorei o vestido verde musgo gostaria de saber si esta a venda e quanto custa. obrigada

Maiqueli
20 de setembro de 2013 16:30

Nossa, adorei os vestidos... Principalmente o azul...

18 de março de 2014 22:16
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabelly Bonetti
14 de maio de 2014 13:03

Faço ctg e adoro já faz três anos que eu faço ele te deixa mais calma e você esquece de tudo já apresentei em vários rodeios todos ficamos em 4 mas no fepart ganhamos em 3

Veja também